Oportunidade de Emprego


Guia e dicas para encontrar trabalho no Brasil

O Brasil oferece muitos empregos para oportunidades de carreiras qualificadas e não qualificadas. Procurar trabalho no Brasil é um sucesso.

Se você é um trabalhador qualificado e quer conseguir emprego no Brasil, não será muito difícil encontrar boas ofertas de empresas brasileiras. Estima-se que 69% das empresas deste país se veem prejudicadas por falta de mão-de-obra qualificada, especialmente no setor da construção. A falta de pessoal especializado, devido principalmente a um sistema educativo frágil, é motivo de preocupação para as empresas e um obstáculo para o desenvolvimento econômico do país. É por este motivo que tanto as empresas pequenas como as grandes multinacionais contratam mão-de-obra qualificada no estrangeiro.

Com vários anos de estabilidade econômica e crescimento, o território brasileiro hoje concentra as principais empresas da América Latina, que dominam o mercado regional. Assim mesmo, as multinacionais estrangeiras estabelecidas no Brasil seguem aumentando em grande quantidade. Se quiser trabalhar neste país, pode entrar em contato com alguma das empresas multinacionais que tenham sucursais em seu país de origem. Algumas das empresas multinacionais mais reconhecidas são: Banco Santander, Telefônica, Nokia, Cisco, Mapfre, Prosegur, Repsol YPF e Sol Meliá, concentradas em sua maioria no centro financeiro e comercial por excelência do país, que é a cidade de São Paulo.

Em geral as empresas não fazem contratações de estrangeiros no Brasil, normalmente a contratação do trabalhador é antes da sua partida de seu país de origem, e muitas vezes se encarregam também da obtenção do visto. Por este motivo, se quiser trabalhar no Brasil, a melhor estratégia é entrar em contato com as empresas desde seu próprio país. Por isso, não é uma boa opção tirar o visto de turista e viajar para solicitar emprego pessoalmente, porque as probabilidades de sucesso são realmente pequenas.

 
Requisitos necessários para procurar trabalho no Brasil

A autorização de residência é essencial e deve ser o ponto de partida para sua aventura nestas terras férteis na Amazônia. Você deve lembrar que como um turista, você só pode ficar no Brasil por um período máximo de 180 dias por ano civil e não renovável. Para obter uma autorização de residência cinco casos são:
  • Permanência por Casamento com brasileiro ou brasileira
  • Permanência por união estável
  • Visto de estudante
  • Visto por investimento
  • Visto por trabalho.

Este último é concedido pelo Ministério do Trabalho no Brasil, é concedida por um período de dois anos, renovável por mais dois. O visto é sempre conseguido fora do Brasil, e são normalmente as empresas que oferecem empregos no Brasil que geram o processo. Não é possível entrar no país como turista e obter um visto de trabalho durante a estadia.

Dentro de 30 dias após a chegada, interessados em encontrar trabalho no Brasil tem que fazer um cartão de solicitação, com o Ministério do Trabalho e, finalmente, você precisa de um número de identificação fiscal, emitido pelo Ministério das Finanças no prazo de 30 dias.

Por razões de segurança, os requisitos originais devem ser enviados para o agente consular para verificação simples no momento do pedido no Consulado Geral do Brasil.

 
Como trabalhar formalmente no Brasil

A condição de trabalho formal para um estrangeiro no Brasil é garantida desde que exista um vínculo empregatício com uma empresa no Brasil. O estrangeiro só poderá imigrar ao Brasil após este vinculo ser comprovado pelo Ministério do Trabalho do Brasil.

A empresa contratante do estrangeiro deve formalizar a solicitação de permissão de trabalho perante o Ministério do Trabalho ao abrigo da Resolução Normativa 99/12, que, após revisão da solicitação, autorizará a contratação do estrangeiro e a concessão de um Visto Temporário do tipo “VITEM V”. Todo este processo deve ser realizado antes da vinda do estrangeiro ao Brasil uma vez que o visto, depois de autorizado, só poderá ser coletado em uma repartição diplomática brasileira fora do Brasil.
Na apreciação do pedido será examinada a compatibilidade entre a qualificação e a experiência profissional do estrangeiro e a atividade que virá exercer no país.

A comprovação da qualificação e experiência profissional deverá ser feita pela entidade requerente por meio de diplomas, certificados ou declarações das entidades nas quais o estrangeiro tenha desempenhado atividades, demonstrando o atendimento de um dos seguintes requisitos:

I – Escolaridade mínima de nove anos e experiência de dois anos em ocupação que não exija nível superior; ou

II – Experiência de um ano no exercício de profissão de nível superior, contando esse prazo da conclusão do curso de graduação que o habilitou a esse exercício; ou

III – Conclusão de curso de pós-graduação, com no mínimo 360 horas, ou de mestrado ou grau superior compatível com a atividade que irá desempenhar; ou

IV – Experiência de três anos no exercício de profissão, cuja atividade artística ou cultural independa de formação escolar.

Não se aplicará o disposto anterior quando se tratar de pedido de autorização de trabalho para nacional de país sul-americano ou ainda, excepcionalmente, quando a compatibilidade do perfil profissional do estrangeiro com a função a ser desempenhada no Brasil possa ser demonstrada por outros meios.

O Brasil não dispõe de categoria de visto associada a profissões Freelance. O estrangeiro sempre que interessado em um trabalho remunerado deverá estar vinculado a uma empresa no Brasil que sirva de empregador.

O trabalho ou a remuneração pelo trabalho sem um visto apropriado constitui uma violação do Código Migratório do Brasil e poderá implicar sanções contra a empresa e a deportação do estrangeiro.


Endereço do Consulado Geral do Brasil em Caracas: Avenida San Juan Bosco (entre 5a. y 6a. Transversales), nr. 2010 Altamira - Caracas. Tels: (58-212) 956-7800 Fax: (58-212) 2636405 e-mail: cg.caracas@itamaraty.gov.br

Site de emprego no Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário