Quem é José Saramago?


José De Sousa Saramago nasceu em Golegã, Azinhaga, Portugal, o 16 de novembro de 1922. Foi um escritor, argumentista, teatrólogo, ensaísta, jornalista, dramaturgo, contista, romanticista e poeta português.

A sua vida é passada em grande parte em Lisboa, para onde a família se muda em 1924. Era um menino de apenas dois anos de idade quando a família trocou para a capital portuguesa.

Aos 25 anos, publica o primeiro romance Terra do Pecado (1947), no mesmo ano de nascimento da sua filha.

Saramago faleceu no dia 18 de Junho de 2010, aos 87 anos de idade, na sua casa em Lanzarote onde residia com a mulher Pilar del Rio, vítima de leucemia crónica.

Foi galardoado con o Nobel de Literatura no ano 1998. Também ganhou, em 1995, o Prémio Camões, o mais importante prémio literário da língua portuguesa.

CARACTERÍSTICAS DE SUA OBRA

Não foram as crónicas, nem os contos, nem o teatro os responsáveis por fazer de Saramago um dos autoes portugueses de maior destaque. Este se deve aos seus romances.

José Saramago foi conhecido por utilizar um estilo oral, na que são predominantementes a oratória, a dialéctica, a retórica, que fazem de seu estilo persuasivo. Assim, utiliza frases e períodos compridos, usando a pontuação de uma maneira não convencional.

Os diálogos das personagens estão nos própios parágrafos, é por isso que não existem travessões nos seus livros. Isto propicia uma forte sensacão de fluxo de consciência, a ponto do leitor pode confundir se um certo diálogo foi real ou apenas um pensamento. Tem um uso excessivo de vírgulas.

Estas características tornam o estilo de Saramago único na literatura contemporânea.


LEIA DE JOSÉ SARAMAGO:


-Ilha desconhecida

-A maior Flor do Mundo (Conto para crianças)

-O calor

Nenhum comentário:

Postar um comentário